Como criar um site incrível em 5 passos

Bruna Martins Oliveira é jornalista (PUCPR), pós-graduanda em marketing digital, negócios e estratégias e produtora de conteúdo. Escreve sobre saúde, marketing, tecnologia e comunicação.

Criar um site é fundamental para seu negócio ser encontrado por seus clientes na internet. Que tal 5 dicas de como criar um projeto incrível?

Pensando em criar um site, mas não sabe por onde começar? Quer encantar seus clientes e potenciais clientes com um site atraente e assertivo? Saiba que este artigo é para você!

Dados da pequisa We Are Social 2020, divulgada pela Hootsuite revelam que 89% das pessoas já fez pesquisas online de um produto ou serviço. Ou seja, é um passo decisivo para fortalecer sua estratégia de marketing digital e pode trazer inúmeros benefícios, na prática.

Aumento do tráfego orgânico, mais visibilidade, mais credibilidade e profissionalismo ao seu negócio no meio digital são alguns exemplos.

Sem mais conversas longas, preparamos este artigo para que você saiba como criar um site incrível com 5 dicas valiosas. Confira!

1.Pense no seu propósito antes de criar um site

Qual é a solução que o seu produto ou serviço traz para seus clientes no dia a dia? Você já analisou os sites da concorrência?

O conceito branding, também conhecido como brand management pode te ajudar nesta missão, já que é uma metodologia que serve para construir a gestão de marca de um negócio.

Para facilitar essa reflexão antes que você faça seu site, confira abaixo um checklist de perguntas que elaboramos para te ajudar:

  • Qual é o objetivo do seu site?
  • Qual é o público do seu negócio?
  • Quais são os pontos estratégicos para apresentar seu site para os clientes?
  • Qual é a identidade visual da sua empresa?
  • Como traduzir o propósito da sua empresa em um site que transmita essa mensagem?
  • Quem são os seus concorrentes?
  • Quais são as referências que podem inspirar seu projeto?

São muitas perguntas, né? Ufa!

Acredite: podem surgir muitas outras durante o desenvolvimento do seu site e ter um planejamento antes de criar um site é algo que pode ajudar muito não só o desenvolvedor, mas também a sua empresa.

Mais do que um layout bonito, é preciso pensar em um site funcional e que traga resultados, concorda?

2. Capriche no layout na hora de criar um site

Sabe aquele ditado popular que diz que uma imagem vale mais do que mil palavras? É verdade! O layout do seu site diz muito sobre o posicionamento da sua empresa, por isso capriche. Nada de contratar o sobrinho que manja de coreldraw, viu?!

Brincadeiras à parte, criar um site exige estratégia, com fatores que vão de uma boa identidade visual à combinação de elementos que transmitem o que seu público precisa. Não é à toa que há conceitos específicos no design como o da psicologia das cores.

Precisando de inspiração para criar um site? A revista Forbes publicou um artigo revelador que diz que a confiabilidade de um site é avaliada em 1/50 de segundo. Ou seja: mais um motivo para contratar um profissional que pode personalizar o seu site de forma personalizada e estratégica!

A primeira impressão do seu site precisa ser positiva. Afinal, se o usuário abrir seu site, não gostar do que viu e não ter uma boa experiência, certamente ele voltará para a página de busca do Google.

3. Invista em uma boa experiência para o usuário do seu site

Um dos objetivos de criar um site é facilitar a vida do consumidor.  Você pode fazer isso reunindo as principais informações da sua empresa, um blog com conteúdo relevante e outras funcionalidades, dependendo do segmento.

Atenção: para validar as estratégias, investir uma ótima experiência para o usuário é o mínimo. Somente assim, o usuário poderá aproveitar tudo o que você oferece.

Como fazer isso de forma prática? Observe fatores que interferem na funcionalidade do site!

A lentidão para carregar um site é um problema. Pesquisas comprovam que as pessoas não são pacientes, ainda mais se desejam fazer compras em uma loja virtual.

users_ecommerce_rapido_seguro_bruno_lodi
Usuários de e-commerce buscam uma experiência rápida, prática e segura

Quanto mais o site demora para carregar, maior é a taxa de rejeição e os impactos negativos que podem ir da desistência do consumidor até a influência negativa para o ranqueamento do site nos algoritmos de busca.

Segundo o próprio Google, a média de tempo para uma página de site carregar deve ser entre 0,5 e 2 segundos. Estima-se que metade dos internautas não esperam mais do que isso.

Outro fator relevante é a experiência do acesso ao site pelo celular. Um estudo do IBGE mostra que o smartphone é o principal dispositivo usado pelos usuários para usar a internet. Cerca de 97% dos internautas brasileiros usa o celular.

Ou seja: seu site só será incrível se for responsivo e permitir uma boa navegabilidade no desktop e no mobile!

4.Faça testes de usabilidade

Para criar um site responsivo e atender às expectativas do usuário com sucesso, fazer testes é sempre uma boa opção.

Dica valiosa: o Bruno Lodi testa todos os projetos.

Bons testes de usabilidade são feitos a partir da definição de uma estratégia. Primeiro, o profissional responsável pelo desenvolvimento do seu site deve selecionar o perfil dos usuários. A escolha das pessoas deve ser compatível com as personas que você deseja atingir.

Os testes são feitos no desktop e mobile. Os botões são testados, assim como as URLs, o carregamento do site e claro: a percepção do usuário em relação ao layout e as informações.

Para cada projeto, há situações específicas, mas quando o assunto é criação de site, entender a visão do usuário é indispensável para que seu site seja útil!

5. Procure um especialista em criação de sites

Criar um site personalizado é mais fácil com a ajuda de um profissional
Criar um site personalizado é mais fácil com a ajuda de um profissional

A tecnologia trouxe muitas facilidades para a vida das pessoas e atualmente, há plataformas que facilitam a criação de sites a partir de templates prontos. Mas se você deseja criar um site incrível e personalizado, procure um especialista em criação de sites.

Um especialista terá uma visão macro sobre seu projeto e terá habilidades específicas para proporcionar o melhor resultado. São exemplos:

  • Conhecimento técnico para garantir todas as certificações de segurança do seu site;
  • Conhecimento avançado em HTML e CSS;
  • Habilidades técnicas para a otimização de SEO do seu site.

Dica extra: ao encontrar um desenvolvedor para seu site, cheque o portfólio, solicite referências e certifique-se que ele entende de SEO para  fazer com que seu site alcance o topo do Google a médio e longo prazo!

Agora que você tem um panorama de dicas para criar um site incrível, que tal começar hoje? Enquanto você pensa demais, seu concorrente já está na internet e pode estar fechando mais contatos neste momento.

Ainda com dúvidas ou precisa de ajuda para criar seu site?
Clique aqui e converse com o Bruno Lodi!