Motivos para criar um site para sua empresa agora mesmo

Bruna Martins Oliveira é jornalista (PUCPR), pós-graduanda em marketing digital, negócios e estratégias e produtora de conteúdo. Escreve sobre saúde, marketing, tecnologia e comunicação.

Criar um site para sua empresa é garantir a sobrevivência do seu negócio nos próximos anos. Sabe por quê? Leia esse artigo!
Cerca de 100 bilhões de buscas são realizadas no Google todo mês
Cerca de 100 bilhões de buscas são realizadas no Google todo mês

Credibilidade, visibilidade, aumento das vendas e possibilidades no marketing são vantagens da criação de site.

Você sabe por que criar um site para sua empresa é o caminho para seu negócio sobreviver na internet? Em um contexto de isolamento social e pandemia, talvez a relevância de ter um site tenha ficado mais clara. Acertamos?

Um site é um dos centros da estratégia da sua marca e pode ser muito útil, desde a geração de leads (potenciais clientes) para o seu negócio ao impacto positivo nos negócios!

Não importa se você tem uma pizzaria em um bairro pequeno ou atua em uma empresa de grande porte: as empresas precisam se posicionar no meio digital para serem conhecidas. Mais do que visibilidade, criar um site profissional é uma questão de sobrevivência!

Especialistas já dizem por aí: se uma empresa não está na internet ela pode simplesmente “desaparecer” daqui uns anos (O que já está acontecendo com tantas lojas físicas fechadas).

Tudo bem há outras estratégias tradicionais para angariar clientes e que a decisão de compra de um serviço ou produto é fruto de uma experiência completa, mas já parou para pensar que hoje as pessoas podem encontrar tudo na palma da mão somente com alguns cliques ou busca por voz?

É por esses outros motivos que resolvemos  esclarecer alguns pontos relevantes para te mostrar porque você deve  criar um site para seu negócio. Leia mais!

Criar um site melhora a visibilidade do seu negócio

Como alcançar mais clientes? O Google funciona e está aí para provar que é possível oferecer respostas relevantes para os consumidores, fornecer informações, avaliações, respostas e conteúdo relevante.

Ao criar um site para sua empresa, as chances de ser visto e encontrado aumentam consideravelmente. Aliás, você sabia que mais de 89% das pessoas já fez pesquisas na internet de um produto ou serviço antes de comprá-lo?

90% das pessoas também já visitou uma loja virtual, segundo o relatório Digital In 2020, do We Are Social. Ou seja, você pode estar perdendo tempo e dinheiro fora da internet.

Na prática, a criação de um site pode melhorar a visibilidade do seu negócio em uma série de aspectos. Para ficar mais claro, separamos alguns pontos estratégicos. Veja só:

1. Um site é um canal estratégico

Ao criar um site, você também estará criando um canal estratégico para alcançar seus clientes.

Pare e pense: quantas vezes você enquanto usuário já fez uma pesquisa no Google para tirar uma dúvida e foi direcionado para uma resposta em forma de artigo ou conteúdo e conheceu um site de uma empresa?

Com um site bem construído e movimentado por conteúdos relevantes  e que agregam valor à vida das pessoas que estão no radar do seu negócio, você estará fortalecendo a sua estratégia nos seguintes aspectos:

  • Visibilidade;
  • Construção de autoridade sobre seu nicho de mercado;
  • Fonte de informações relevantes sobre seu produto, serviço e solução;
  • Um canal que oferece o que as pessoas procuram resolver.

2.Ter um site é decisivo para posicionar sua empresa no Google

Cerca de 100 bilhões de buscas são realizadas no Google todo mês
Cerca de 100 bilhões de buscas são realizadas no Google todo mês

Cerca de 100 bilhões de buscas são realizadas no Google todo mês

De acordo com o Google, atualmente há mais de 200 fatores de ranqueamento para que um site seja bem posicionado e alcance as primeiras páginas do buscador.

A busca por esse objetivo começa com a criação de um bom site. Como você quer que a sua empresa apareça no Google?

Saiba que a primeira impressão é decisiva para fechar negócios e se os clientes pesquisam a sua solução e encontram bons resultados, meio caminho já está andando.

Para alcançar uma boa posição no Google, você precisa criar um site que atenda as certificações de segurança, tenha uma boa velocidade de carregamento e seja otimizado com as técnicas de  SEO — Search Engine Optimization — para que os algoritmos de busca ou os “robozinhos” do Google possam classificar seu site como confiável e relevante para o usuário.

Posicionamento é construção diária. Mas para sair do lugar, você deve criar um site para sua empresa!

3. Um site é um cartão de visitas

Sim. Um site é o lugar onde sua empresa centralizará as principais informações do que ela pode fazer pelo cliente. É como se fosse um cartão de visitas, porém, muito mais completo.

Sabe aquele papo de missão, visão, valores e depoimentos positivos dos clientes? Pois é. Nada melhor do que um site profissional para reunir tudo isso e gerar mais credibilidade para seus parceiros e clientes, certo?

Outras estratégias como as redes sociais mais adequadas do seu negócio, bem como campanhas patrocinadas, oferta de conteúdo relevante e outros meios de divulgação potencializam o site, claro!

Para vender, se relacionar ou atrair o cliente: tenha um site

É importante desconstruir o mito de que só grandes empresas possuem um site. Em terra de internet, quem se posiciona de forma adequada tem chances de se destacar.

Os hábitos de consumo estão mudando. Em um contexto de pandemia, 2020 é considerado o ano das compras online, até mesmo para quem era resistente à essa forma de consumir.

Supermercados já operam em delivery, lojas encontram no e-commerce uma alternativa para exibir seus produtos e as estatísticas não nos deixam mentir.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo movimento Compre & Confie,  somente em abril de 2020, o e-commerce brasileiro faturou 9, 4 bilhões — o que significa um aumento de mais de 80% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ou seja: se sua empresa não tem um site e não está no digital, é questão de tempo para que suas vendas entrem em declínio.

Com um site, você pode gerar mais leads e contatos interessados na sua estratégia. É possível também se relacionar com seu público, ofertando conteúdo relevante e até capturando contatos estratégicos, dependendo do formato do conteúdo.

Você também pode direcionar as pessoas do site para um chat ou canal de atendimento como WhatsApp e vender mais!

Aliás, o e-commerce é uma estratégia em expansão constante e a tendência.  Em tempos de isolamento social, o setor varejista está migrando cada vez mais para essas plataformas até mesmo para continuar sobrevivendo.  Sua empresa está pronta para a revolução digital? Como você  está vendendo seu serviço ou produto em tempos de tantas mudanças e migração de negócios para a internet? Pense nisso!

Precisa de ajuda para criar seu site?

Criar um site do zero pode ser um desafio e tanto para muitos empreendedores.

Como escolher um layout que chama atenção? Quais informações destacar? Quais referências utilizar para o desenvolvimento do site? Como selecionar um profissional de confiança para cuidar do seu projeto?

Se você se identifica com essas dúvidas, tenho duas dicas para te ajudar.

A primeira é: leia o outro artigo  que publicamos aqui no blog  com 5 dicas para criar um site incrível. Temos certeza que esse é um plus para impulsionar sua estratégia no meio digital. Além disso, você terá uma noção mais prática de como construir seu site.

A segunda dica é: conheça os sites que já foram desenvolvidos pelo Bruno Lodi, profissional com mais de 10 anos de atuação no mercado. Além de ter desenvolvido mais de 100 projetos em diversos nichos, é um profissional que está inserido no universo marketing digital, portanto, você terá um olhar diferenciado para sua estratégia decolar.

Por fim, a dica final é: não espere muito para criar seu site porque quanto mais você tempo você esperar, mais lenta será a transição para o digital e, consequentemente, mais tempo você terá que esperar para ter algum resultado na sua estratégia. Além disso, seu concorrente pode criar um site antes, já pensou?

Em resumo: um site  é um dos pilares de uma boa estratégia de marketing digital que vai impactar não só o posicionamento da sua empresa, como pode trazer bons resultados a médio e longo prazo para a construção do seu negócio.

Ainda com dúvidas ou precisa de ajuda para criar seu site?
Clique aqui e converse com o Bruno Lodi!

.